quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mousse-creme de chocolate, morango e coco



Uma das sobremesas diet mais gostosas que já fiz é essa que passo a seguir. Vale lembrar que não pode ser consumida por quem está na indução e o ideal é não comer mais do que uma porção (pequena) por dia, pois tem uma certa quantidade de carboidratos. Não fiz as contas de quantos carbos por porção, mas certamente não mais que 2g por copinho de 50ml. Vale lembrar que a maior certeza de que essa porção de 50ml (algumas vezes até de 100ml, pois algumas vezes como dois copinhos desse por dia) não interfere na dieta, é que continuo perdendo peso. O que não se pode é exagerar! Mas honestamente? Um copinho após o almoço ou jantar, ou mesmo na hora do lanche, mata bem a minha vontade de doces. E tem dias que nem como, pois não sinto necessidade/vontade. É isso. Agora vamos à receita:

Ingredientes

1 colher (sopa) cheia de gelatina em pó sem sabor
400ml de água
6 colheres (sopa) de cacau em pó
(ou chocolate em pó Nestlé, é 0 carbo)
1 e 1/2 caixas de creme de leite Nestlé
(ou uma lata sem o soro)
50g de coco seco ralado
(o da marca Nordeste é 0 carbo)
50ml de leite de coco
(o da marca Mais Coco é 0 carbo e tem só 1,5g de gorduras totais)
1 colher (sopa) de essência de morango
adoçante líquido a gosto
(eu usei 5 colheres de sopa de Zero Cal para ficar no ponto)
3 claras

Modo de fazer:

Dissolva a gelatina em 400ml de água morna. Leve ao fogo baixo e 'cozinhe' por dois minutos, mexendo bem. Atenção: não deixe ferver! Ponha numa vasilha tampada e reserve até ela endurecer. (como não tenho paciência de esperar, pus a vasilha dentro do congelador. acho que ela endureceu completamente em uns 25 ou 30 minutos. se for fazer isso, fique de olho, pois a gelatina não pode congelar, senão a receita não dará certo)

Misture o coco ralado com o leite de coco para hidratar e reserve.

Quando a gelatina tiver endurecido, coloque-a no copo do liquidificador junto com o creme de leite, o cacau em pó, o coco ralado com o leite de coco, a essência de morango e o adoçante. Bata por uns 5 minutos, para misturar bem.  Se o seu liquidificador for fraco como o meu, pode bater dois minutos e pausar. Depois mais dois minutos e pausar. Aí bata mais um minuto para completar a mistura. Enquanto isso, bata as claras em neve bem firme, adicionando algumas gostas de adoçante.

Ponha as claras em neve numa tigela ou vasilha grande e vá despejando a mistura do liquidificador aos poucos, misturando muito bem, mas delicadamente. Se misturar rápido e muito forte, pode não ficar aerado corretamente. Depois que estiver tudo bem misturadinho, você pode preparar porções de 50ml em copinhos descartáveis de café como eu faço, ou deixar em uma tigela grande coberta com filme de PVC (o plástico-filme ou papel-filme, em algumas regiões).

Eu prefiro deixar as porções prontas nos copinhos. Para não ficarem ressecadas por cima, arrumo os copinhos dentro de uma vasilha plástica quadrada, grande e baixa, deixando-a sempre bem tampada dentro da geladeira. Duram bem por até uma semana.

Em uma hora a mousse está firme, pronta para comer. O rendimento é impressionante, fiz muitos copinhos e ainda sobrou bastante na tigela. O lado bom é que não tem nenhum gosto de sobremesa dietética, podendo ser consumida pelas demais pessoas da casa.



0 palpites:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails