quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quiche de queijo com cebola e bacon



Uma receita para os amantes da massa que esfarela na boca e o recheio cremoso.

Ingredientes da massa:

1 ovo inteiro
60g de manteiga sem sal
1/2 xícara de PIS (proteína isolada de soja)
1/2 xícara de farinha de glúten
1 colher (chá) de fermento em pó químico
1 colher (café) sal
1 colher (chá) de glutamato monossódico (Ajinomoto)

Modo de fazer a massa:

Misture o ovo, a manteiga, o sal e o ajinomoto. Acrescente a farinha de glúten e a PIS, peneiradas. Trabalhe a massa com as mãos até estar completamente homogênea. A consistência é a de massinha de modelar. Forre uma forma pequena de fundo removível sem untar, apertando bem a massa em todos os cantinhos. Faça pequenos furinhos com o garfo por toda a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que esteja começando a ficar douradinha (aqui em casa levou em torno de 15 a 20 minutos). Retire do forno e deixe esfriar. Enquanto a massa estiver assando, prepare o recheio.

Ingredientes do recheio:

1 caixa de creme de leite
2 colheres (sopa) bem cheias de requeijão light
(eu uso o Elegê que tem apenas 0,5 carbos e 48 calorias por colher)
1 pacote de 50g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de bacon picadinho
meia cebola
alguns ramos de salsinha
Obs: não precisa adicional sal, pois o bacon e o queijo ralado já são bem salgados.

Modo de fazer o recheio:

Frite o bacon, escorra a gordura. Adicione o creme de leite, o requeijão e mexa bem até estarem bem incorporados. Adicione o queijo ralado e por último a cebola. Eu processo a cebola junto com a salsinha, mas você pode também picar ambas bem picadinhas e usar, tanto faz. Mexa essa mistura, sempre em fogo baixo, até ficar bem cremosa. Despeje sobre a massa já assada e volte ao forno para gratinar e firmar. De 8 a 10 minutos são suficientes. Retire do forno e espere pelo menos outros 10 minutos antes de cortar para servir.

O rendimento da minha quiche foi de 8 pedaços pequenos, mas que satisfazem bem. Como essa receita tem uma certa quantidade de carbos, não é recomendável comer muitos pedaços num mesmo dia. E não serve para quem está na indução! Sendo assim, dividi em 8, congelei 4 e deixei 4 para comer, duas por dia. Sirva pura ou com uma salada de alface e tomate.


0 palpites:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails