sexta-feira, 7 de maio de 2010

Lasanha de Berinjela



Como AMO berinjela e ela é permitida (e recomendada) durante a indução, resolvi descobrir outras formas de prepará-la, além do creme de berinjela que costumo fazer para consumir no jantar. Nunca tinha feito lasanha de nenhum legume, mas quis me arriscar sozinha, sem consultar nenhuma receita. Fui no instinto e não é que ficou deliciosa? Sem exagero, ficou extremamente saborosa e me impressionei com o rendimento. Como meu organismo já está habituado com porções bem pequenas de comida (um dos grandes benefícios da Dieta Atkins, na minha opinião), a receita a seguir me rendeu duas porções. Aí vai ela:

Ingredientes:

1 berinjela (no tamanho da sua preferência, usei uma grande)
carne moída refogada (na quantidade que você desejar)
3 tomates italianos bem maduros
temperos à sua escolha
queijo parmesão ralado

Preparação da berinjela:

Corte-a em fatias longitudinais (em pé) de espessura média. Se forem muito finas, desmancharão. Se forem grossas demais, podem ficar cruas e borrachudas. 6 fatias são suficientes. Eu cozinhei no vapor, mas creio que seja perfeitamente possível cozinhar as fatias na água. Apenas tome cuidado para que não cozinhem demais, elas ficam macias muito rápido. Reserve.


Modo de fazer - Molho:
Existem muitas maneiras de preparar molho de tomate caseiro. Eu gosto da forma que descreverei a seguir, mas você pode preparar do seu jeito.

Retire o 'olho' dos tomates. Corte-os em 4. Se for como eu e não gostar das sementes, tire-as antes de picar os tomates em pedaços pequenos. Ponha tudo no processador (ou liquidificador) junto com uma colher (sopa) de azeite, manjericão, sal (bem pouco!), pimenta do reino e o que mais você desejar. Evite colocar cebola por causa dos carboidratos. Bata até o tomate dissolver completamente. Reserve.

Montagem da lasanha:
Esquente a carne e o molho antes de começar a montagem.

Num prato raso grande, espalhe uma colher do molho, ponha uma fatia de berinjela, espalhe uma colher (ou duas) de carne moída, mais uma colher de molho, outra fatia de berinjela e assim sucessivamente. Você pode colocar queijo parmesão ralado entre as camadas. Termine com carne moída, molho e parmesão ralado. Se quiser, leve ao forno por alguns minutos para gratinar. Nesse caso, use um refratário no lugar do prato, no início da montagem. Dependendo do tamanho da berinjela, rende duas porções.

Obs: Não abuse do molho de tomate, pois só é permitido o consumo de 3 unidades de tomate por dia nessa fase da dieta. Eu usei 4 tomates para preparar o molho e pus apenas metade dele na lasanha. Guarde o que sobrar na geladeira por, no máximo, dois dias.

Dica: você pode substituir o recheio por queijo e presunto, atum, sardinha, ovos picados e o que mais a sua imaginação e paladar mandarem. Use a criatividade!



0 palpites:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails