domingo, 23 de maio de 2010

Pizza mista




E quem disse que não se pode comer pizza sem sair da dieta? Aí vai a receita de uma deliciosa pizza low carb, pra você matar a sua vontade sem precisar abrir mão de se manter firme na alimentação permitida. Atenção: não permitida para quem está na indução e, mesmo sendo low carb, não é recomendável comer várias fatias. Vamos à receita:

Ingredientes da massa:

1 xícara de farinha de glúten
1 xícara de PIS (proteína isolada de soja)
1 ovo inteiro
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (ou 2 pacotinhos de 10g)
1 xícara de água morna
1 colher (chá) sal
1 colher (sopa) de açúcar (para preparar o fermento)

Modo de fazer a massa:

Misture numa vasilha grande e funda o fermento biológico seco com o açúcar (não se preocupe, o fermento "come" o açúcar) e 1/4 de xícara de água morna. Cubra com um pano e deixe descansar por 15 minutos dentro do forno desligado. (o ideal é ligar o forno por um minuto e desligá-lo antes de colocar a vasilha)

Passados os 15 minutos o fermento deve ter crescido e estar espumoso. Misture em outro recipiente o ovo, o azeite, o sal, a manteiga e o restante da água morna. Despeje na vasilha do fermento e em seguida acrescente a farinha de glúten e a PIS, peneiradas.

Trabalhe a massa com as mãos até ficar completamente misturada e elástica. A massa estará no ponto quando não grudar mais nas mãos. Se necessário, adicione algumas colheres de PIS ou de água morna para dar o ponto. Faça uma bola. Cubra novamente a vasilha com um pano e deixe descansar por uma hora dentro do forno desligado. (pode usar o mesmo truque anterior) Enquanto a massa cresce, prepare o molho de tomate. Receita aqui.

Montando a pizza:


Após uma hora, retire a massa da vasilha e modele numa forma própria para pizza. Vá apertando com as mãos até fazer o disco da pizza. Essa medida rende uma pizza grande. Ponha para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar. A massa fica alta e fofa. Você pode esticar bem e fazer a massa fininha. Nesse caso, o rendimento duplica.


Retire a massa do forno, espalhe o molho de tomate caseiro e cubra com o recheio que desejar. Eu usei todos os restinhos de frios que tinha na geladeira - presunto, peito de peru defumado, queijo prato e mussarela. Ponha um fio de azeite e orégano, se desejar.


Volte a pizza ao forno até derreter o queijo.
E pode deliciar-se!



1 palpites:

Flavia disse...

Não acho essa farinha de gluten. Pode substituir por outra coisa?!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails