domingo, 23 de maio de 2010

Pãezinhos de leite



Muito saborosos e práticos, para consumir no café da manhã ou em lanches rápidos. Não abuse, pois é bastante gorduroso.

Ingredientes:

1 ovo inteiro
1 e 1/2 xícara de PIS (proteína isolada de soja)
1 e 1/2 xícara de farinha de glúten
1 e 1/2 xícara de farelo de trigo fino
1 xícara de creme de leite fresco
1/2 xícara de manteiga sem sal
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
2 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Peneire e misture numa vasilha grande o farelo de trigo (não precisa lavar), a farinha de glúten e a PIS. Reserve.

Aqueça o creme de leite (não deixar ferver!) e amasse o fermento nele, dissolvendo-o. Misture o ovo, a manteiga, o adoçante e o sal no creme de leite com o fermento. Quando estiver tudo bem homogêneo, despeje na vasilha das farinhas, mexa com uma colher e depois trabalhe a massa com as mãos. Caso a massa grude muito nas mãos, adicione um pouquinho mais de farelo e de PIS. Mas só um pouquinho!

Depois de trabalhar a massa por uns 10 minutos, molde os pães (se precisar unte as mãos com manteiga para facilitar, a massa fica meio grudenta) e coloque-os numa assadeira untada e polvilhada com farelo de trigo. Dê um espaço de mais ou menos um dedo entre eles, para que não grudem quando crescerem.

Aqueça o forno por uns 5 minutos, desligue e ponha a assadeira com os pães lá dentro. Deixe-os descansar por uma hora. Passado esse tempo, retire a assadeira, ligue o forno em 180ºC e deixe aquecer por 10 minutos. Ponha os pães para assar.

Aqui em casa com 35 minutos no forno a 180ºC ficaram assados e douradinhos. Preste atenção para que não queimem na base. Os meus não cresceram muito (vide a foto), ficaram achatadinhos, mais parecendo uns cookies salgados, mas nem por isso menos gostosos e macios.

Quando retirá-los do forno, é recomendável colocá-los numa travessa coberta de papel absorvente (papel-toalha) para que parte da gordura seja retirada e eles fiquem mais sequinhos.

A receita rendeu 18 pãezinhos médios. Acho sensato comer apenas dois por dia. Para que durassem mais, congelei a metade. Para consumi-los, descongelei, aqueci no forno baixo por 5 minutos e ficaram ótimos! Ainda mais sequinhos e com a casquinha crocante.

Obs: essa receita não é minha, encontrei na Internet. Apenas adaptei algumas medidas e ingredientes.


1 palpites:

Lufri disse...

Gostei muito das suas receitas!
Estou começando um Blog com umas receitas que estou fazendo também, se quiser dar uma olhada, podemos trocar idéias: http://cheiasdegraca.blogspot.com/

Posso compartilhar seu link?

Beijos
Luciana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails