Creme de berinjela:
1 berinjela média
1 colher (chá) de azeite
temperos da sua preferência
Modo de fazer:
Corte a berinjela em pequenos pedaços. Cozinhe numa quantidade mínima de água, apenas o suficiente para que os pedaços "bóiem" um pouco, pois como são leves e esponjosos, não afundam na água. De preferência a colocar a berinjela somente quando a água já estiver fervendo, assim as propriedades são preservadas ao máximo. Se preferir, pode cozinhar os pedaços do legume no vapor. Não ponha nada na água, nem mesmo sal.
Quando os pedaços começarem a escurecer (alguns ficam transparentes), teste com um garfo se já está macia. Escorra e bata no processador ou liquidificador, até ficar homogêneo. Não precisa bater muito. Adicione os temperos e bata levemente, mais uma vez, apenas para misturar. Eu uso uma pitadinha de sal, uma pitada de pimenta branca ou do reino, uma colherinha de alho frito e uma colherinha de azeite. Eventualmente ponho uma pitada de noz moscada, só para variar o sabor.
Consuma o creme na hora, bem quentinho. Você pode adicionar frango picadinho como eu fiz hoje, ou carne moída fritinha com pouco óleo ou azeite, bacon fritinho, ou ainda linguiça pura (sem carboidrato) fatiada ou moída e frita, sempre com pouquíssimo óleo ou azeite. Procure fazer uma quantidade exata para manter o controle do que está consumindo e evite armazenar, pois o sabor fica alterado de um dia pro outro e não sei dizer se algumas propriedades nutritivas também se perdem. É possivel congelar pequenas porções individuais, aí o sabor se mantém inalterado.
0 palpites:
Postar um comentário